Como minimizar o estresse antes da visita ao veterinário

O estresse é um fator que pode interferir nos resultados dos exames laboratoriais. Muitos animais desenvolvem um verdadeiro pavor da visita à clinica. Isso tem diversas razões, mas não é sobre isso que iremos comentar nesse artigo.

Se o estresse é um problema, vamos tentar adotar algumas medidas para reduzir essa condição.

Algumas sugestões incluem:

Para cães:

  • Acostume seu cão a usar coleira ou peitoral, e sempre associe com algo agradável (passeios, brincar, carinhos e elogios e até mesmo petiscos)
  • Mantenha o cão na guia (coleira ou peitoral, o que deixa ele mais confortável). Isso evita que ele se distancie de você na sala de espera, ou fuja ao perceber que está indo para a clínica, se ele já tem medo.

Para gatos:

  • Antes mesmo de marcar a consulta, acostume seu gato a entrar na caixa (ou sacola) de transporte, alimentando-o dentro da caixa algumas vezes. Deixe a caixa aberta em local acessível, para que ele possa entrar por vontade própria.
  • Leve o gato na caixa de transporte, com algo que tenha o cheiro de casa, como uma toalha dele. Isso o ajuda a se sentir mais seguro e evita fugas e acidentes.

Trate os Pets com calma e quietude – Fale baixo e suavemente

Não deixe que a caixa de transporte se choque com as portas e paredes de acesso, ou no carro.

Animais muitos estressados podem necessitar de uma nova visita, exclusivamente para a coleta, se ficarem muito agitados durante o exame clínico. Isso pode ser muito importante para evitar alterações nos exames em razão do estresse, o que pode prejudicar a interpretação dos resultados.